23 julho 2013

Petição

VAMOS INSERIR CARATINGA
NO VALE DO AÇO


Amigo(a),

Ainda mais estimulado por minha indicação entre os Delegados de Caratinga à Conferência das Cidades 2013, acabei de criar minha própria petição e espero que você possa assiná-la: 

Caratinga: 5o. município da RMVA-

Região Metropolitana do Vale do Aço.


Por que isto é importante:
Para que Caratinga não perca Distritos - especialmente Cordeiro e S.Cândido, os "ovos de ouro" do Município - e preserve sua integridade territorial, além de poder financiar a modernização e competitividade de seu VALE RURAL (90% de seus 1200km2), em íntima simbiose e sinergia com o VALE DO AÇO.

Veja aqui: No blog caratinga-total.blogspot.com.br, porque depende de você a implantação de uma Economia perene, sustentável e vigorosa para o VALE RURAL DE CARATINGA. 

Solidarize-se comigo nessa inquietação com o futuro da Economia de nossa terra; por que, juntos, nós podemos fazer algo a respeito desse objetivo tão especial!
Cada pessoa que assina nos ajuda a chegar mais próximo do nosso objetivo de 5000 assinaturas!

Será que você pode nos ajudar, assinando a petição?

Clique aqui e corra prá assinar conosco:

Já sabendo que campanhas como esta sempre começam pequenas, mas logo crescem, quando pessoas como nós se envolvem!

Por favor, reserve um segundo, agora mesmo, para nos ajudar!

Depois de assinar, dê uma olhada neste endereço:
http://www.avaaz.org/po/petition/how_to_promote_your_petition/.  E você entenderá logo um modo muito agradável de fazer essa idéia se multiplicar até chegar nas 5000 assinaturas e, com isso, produzir a resposta que todos desejamos:
MANDE UM EMAIL PARA SEU MELHOR AMIGO,
REDES SOCIAIS ESPALHAM A CAMPANHA,
PARTICIPE DAS CONVERSAS ONLINE,
FÓRUNS E LISTAS DE INTERESSE COMUM,

COMENTE ENTRE FAMILIARES, AMIGOS E COLEGAS DO CLUBE!


Muito obrigado,

Joel Moreira
Delegado de Caratinga à Conferência das Cidades 2013
Consultoria Gestão Empresarial
(33) 3322 2893, Oi 8816 3991
(31) 3372 2360, Oi 8864 7020, Tim 9443 1901 
"Não venci todas as vezes que lutei. Mas perdi todas as vezes que deixei de lutar"
"Devemos ser a transformação que queremos do mundo" 
Por favor, reflita sobre II Cron. 7:14 

22 julho 2013

Diário do Aço de Ipatinga anuncia pra onde vamos!

Valter Diário Das Gerais carregou um arquivo.
dg 514 quarta 24 julho 2013.pdf

Esta a manchete do "Diário do Aço" de Ipatinga:

PETIÇÃO QUER INCLUIR 
CARATINGA NA RMVA

CARATINGA - Depois de uma tentativa de emancipação na década de 1990, os distritos de Cordeiro de Minas e São Cândido, que pertencem a Caratinga, retomam a mobilização para buscar novamente a emancipação político-administrativa. Recentemente, foi criada uma comissão composta por membros dos dois povoados com o objetivo de iniciar uma articulação para tentar reunir a população dos distritos e ainda do residencial Porto Seguro.

A meta é alcançar o mínimo de 10 mil habitantes para buscar a emancipação, como prevê o Projeto de Lei  416/2008, de autoria do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB/RR), aprovado na Câmara dos Deputados e que agora aguarda votação no Senado. De olho nessa movimentação, o morador de Caratinga e consultor em gestão empresarial, Joel Moreira, sugere a inclusão de Caratinga na Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA) como manobra para manter os distritos no município.

Para isso, Joel Moreira iniciou a circulação de uma petição na internet. Após ser eleito delegado na Conferência das Cidades 2013, o caratinguense resolveu lançar o abaixo-assinado intitulado “Caratinga: 5º município da RMVA”.

A mobilização tem como objetivo maior o fortalecimento de Caratinga e de sua vasta região rural, que corresponde a 90% dos 1.200 km² de área do município. “Cordeiro e São Cândido são “ovos de ouro” de Caratinga, pela riqueza natural e potência rural.

Defendo que os nossos políticos tenham consciência e perspectiva sobre a possibilidade de o município enriquecer. Caratinga precisa se resolver. Cordeiro e São Cândido querem se fundir e emancipar. Mas precisam perceber a visão macro da questão. Caratinga tem clima, solo e água boa. É um celeiro de produção”, argumentou.

O diretor-geral da Agência Metropolitana, Thales Rezende, por sua vez, explicou que, para um município se tornar parte do núcleo da RMVA, é necessária a aprovação de uma Lei Complementar pela Assembleia Legislativa, entre outras questões.

Joel Moreira afirmou que o abaixo-assinado será encaminhado a representantes regionais na esfera federal, estadual e municipal. Ele acredita que a inclusão de Caratinga na RMVA vai fortalecer o município e favorecer Cordeiro e São Cândido que estão próximos a Ipatinga, evitando a perda dos distritos. Joel cita a construção do complexo urbanístico Parques do Vale como fator de valorização dos dois distritos. “A obra é valiosa para Caratinga e tem a finalidade de dar a Ipatinga condições de se acomodar melhor. Defendo a inclusão de Caratinga como o quinto município da RMVA para que Ipatinga tenha o que precisa sem levar o que é nosso”, defendeu Joel Moreira.

Para ele, os dois distritos são fundamentais à economia caratinguense. “Com recursos que viriam de Cordeiro e São Cândido, a cidade teria meios de explorar melhor as áreas rurais e alcançar seu grande potencial econômico”, ressaltou Joel Moreira.

O link para a petição pode ser acessado na página caratinga-total.blogspot.com.br .
(Diário do Aço, 24/07/2013)



18 julho 2013

Este também decide!

ADALCLEVER CONCEDE AUDIÊNCIA a JOEL MOREIRA!
em 17 de julho de 2013

1-   Porque Joel Moreira aqui?

           a.      Coerência com seus 5 anos de luta:

- Manutenção do Blog “Caratinga-Total” em defesa da integridade territorial de Caratinga;
- “Alertas” sistemáticos e persistentes junto à comunidade mais representativa (empresarial, social, política, institucional, jornalística, eclesiástica e econômica);
- Sustentada por sua transição no cargo de Diretor de Desenvolvimento Econômico da PMC, gestão João Bosco Pessine.
                       - Nota relevante: Em Junho último eleito um dos Delegados de Caratinga junto à                                    Conferência das Cidades 2013, ao defender a tese “Caratinga na RMVA”.

           b.     A presença de Adalclever na Agência Metropolitana do Vale do Aço:

- Vice Presidente da Assembléia Geral da Região Metropolitana do Vale do Aço.
- Deputado vinculado à história de nossa cidade, que bem representa interesses de Caratinga.

           c.      Ausência de salvaguardas pró Caratinga, face às Leis Delegadas:

- Sob o risco de eventual desmembramento de distritos pertencentes a Caratinga – decorrente de ação que venha a ser formalizada pelo Governo de Minas com base nas Leis Delegadas – os defensores de Caratinga terem que enfrentar grandes dificuldades de mobilização para impedir a consumação de tais atos. 
- Tal como acontecido ainda no governo Dário Grossi, que teve que lutar ferrenhamente para preservar o território de Caratinga e tirar, “em plena tramitação, de dentro da ALMG”, os Distritos que já estavam sendo anexados a Ipatinga.
- Com tais salvaguardas, Caratinga estaria livre de se converter na nova “Galinha Choca” que perdeu seus “Ovos de Ouro”, tal qual ocorrido com o Município de Cel.Fabriciano, ao perder Ipatinga e Timóteo na década de 60.

2-        Quais os eixos e objetivos essenciais de uma Região Metropolitana?

Deputado:

A partir das disposições do art. 17 da Lei Complementar nº 88, de 12 de janeiro de 2006:
- Com o auxílio de sistemas georreferenciados de gestão – GPS, garantir a melhor ordenação e expansão do espaço metropolitano, inclusive sistema viário e de transporte; executar ou apoiar a execução integrada das funções públicas de interesse comum aos municípios; viabilizar a criação de novas centralidades, visando influenciar toda a experiência urbana e a qualidade de vida (uso do solo, crescimento populacional, geração de moradias, atração de investimentos, mobilidade, meio ambiente e custo dos serviços públicos); harmonizando a gestão do solo e compatibilizando-a com os recursos de mobilidade e demais equipamentos públicos disponíveis nos diversos municípios.

           - Implantar o Sistema de Informações Metropolitanas, para viabilizar o ordenamento territorial, o planejamento da metrópole e melhorar o tempo de resposta às demandas municipais;

        - Promover de forma ampla e genérica, o crescimento econômico e a Sinergia das funções públicas (forma e vias de transporte, serviços de saúde, tratamento do lixo e resíduos sólidos, abastecimento de água, nivelamento de custos telefônicos, licenciamento ambiental, etc., etc.) em favor das cidades da Metrópole, com sustentabilidade sobre as áreas de preservação e recuperação, cumprindo o saneamento e demais ações que resgatem o mínimo impacto ambiental (em não sendo vinculada a uma Região Metropolitana, essa cidade não pode receber o benefício);

- Ampliar a capacidade de promoção do desenvolvimento econômico, bem como a diversificação da economia e aumentar a atração de investimentos para Minas Gerais.

3-        Cel.Fabriciano, na RMVA, aufere dividendos econômicos por essa condição? Quais?

Deputado:

Cel.Fabriciano não recebe dividendos econômicos diretamente, auferindo apenas a forma convencional, derivada de sua Economia interna.

4-        Qual a sustentação de Cel.Fabriciano para estar na RMVA? Comercial, Dormitório, Proximidade?

Deputado:

Sua base econômica não é industrial nem rural, mas comercial, resultante de sua densidade populacional como cidade-dormitório de Ipatinga e Timóteo.

5-        Se Fabriciano fosse um polo Rural, ainda assim permaneceria na RMVA?

Deputado:

Sim, por causa da intimidade geográfica que mantém com Timóteo e Ipatinga, cidades limítrofes dela originadas, em decorrência de sua emancipação política e institucional.

6-        E Caratinga, do outro lado do Rio, violaria os princípios para ser uma cidade-polo da RMVA? Quais?

Deputado:

                                    Não, não violaria, inclusive por estar localizada “do outro lado do Rio Doce”,
                       ali contígua, através dos Distritos de Cordeiro de Minas e São Cândido e reunir todas
                       as condições para ser a 5ª cidade da RMVA e até mesmo em função da mesma lógica que
                       qualifica Cel. Fabriciano como tal.

                                    Mas o projeto que mais tem atraído este Deputado é a criação de uma outra Região
                       Metropolitana, tendo Caratinga como Distrito-Sede e uma área constituída dos municípios 
                       limítrofes.  Nesse caso, uma Região Metropolitana de Base preponderantemente RURAL,
                       em face das características de clima e solo, sustentadas pela tradição, até aqui vigorosa, do
                       cultivo do café na região.

Essa pretensão, manifestada ao então prefeito Ernani Campos Porto, foi por ele sumariamente rejeitada, restando ao Deputado a alternativa de, ainda que transitoriamente, inserir Caratinga no Anel Metropolitano do Vale do Aço, vitoriosa em 5 de janeiro de 2012, quando transformada em Lei.

7-        E sua forte característica Rural (90% de seu solo, com 1200km2, o dobro do VA), não aponta uma riqueza natural (solo produtivo), para pertencer à RMVA? Apontaria sinergias do Rural de Caratinga com o Industrial do V.Aço?

Deputado:

Aponto, sim. A questão é: até que ponto seria melhor estar na RMVA do que estar em SUA PRÓPRIA REGIÃO METROPOLITANA?

Nós:

Argumentamos quanto à suplementariedade e simbiose natural do RURAL (Caratinga) com o INDUSTRIAL (Vale do Aço), até mesmo como região excepcional, dentre as várias existentes no Brasil: o Rural produzindo alimentos (para o mundo, inclusive) e o Industrial gerando base econômica para a fase inicial de alavancagem dessa nova Economia, já que, mais à frente, essa Nova Economia, por si mesma, conquistaria foros para financiar outras linhas de desenvolvimento, tal qual o modelo Getúlio Vargas, quando a Agricultura do país subsidiou a geração e o desenvolvimento da Indústria Nacional.

Deputado:

                                    Reconheço vantagens desse conceito RURAL para o incremento da atividade e                              emprego, especialmente podendo ocupar os mais carentes e desassistidos de Caratinga.                              Alinhando, inclusive, a probabilidade de nossos centros educacionais (Unec e Doctum)                                poderem preparar mão de obra técnica – de formação rápida e ágil – para operar um novo                          modelo de Economia Rural, diversificada, mobilizada, com olhos para o mundo.

Desde que, é claro, o Prefeito de Caratinga assuma esse foco como MISSÃO DE GOVERNO, visando uma Economia sustentada pela arrecadação originada da nova Economia que estaria sendo gerada em Cordeiro de Minas pelas empresas subsidiárias da Usiminas (e, até mesmo, de uma ainda possível Usiminas II, Aeroporto Internacional de Cargas, etc., etc.).

8-        Como vê Caratinga vinculada á Região do Vale do Rio Doce, sob a influência de Gov.Valadares, em comparação com seu vínculo natural e territorial com o V.Aço?

Deputado:

Esta não é uma abordagem tão simples, porque Governador Valadares seria prejudicialmente contaminada pelo novo IDH de Ipatinga, com influência direta em suas receitas transferidas. É preciso estudo mais minucioso, mas reconheço Caratinga como altamente identificada, mesmo, é com Ipatinga.

9-        Como vê a possível emancipação de Cordeiro de Minas + São Cândido, sob o enfoque desses Distritos, de Caratinga e de Ipatinga?

Deputado:

                                   Ipatinga não tem território para se expandir. Por isso, sempre alimentou o interesse                          de agregar os Distritos de Caratinga.  E o Deputado Alexandre da Silveira faz política                                  centrada em Ipatinga, sendo natural sua pretensão de viabilizar essa fórmula.

Mas deixo claro não concordar com essa emancipação, tal como pensa também o Deputado Federal Mauro Lopes. Os dois Distritos têm que permanecer onde estão, pelas razões já mencionadas: na RMVA (com Caratinga em peso) ou com Caratinga centralizando sua própria Região Metropolitana.

Nós:

Ponderamos que a solução Caratinga como Região Metropolitana independente não impediria o risco permanente de uma futura emancipação ou desmembramento de Distritos, especialmente Cordeiro e São Cândido (e, até mesmo, com sua anexação a Ipatinga).

Deputado:

Comprometeu-se a examinar mais detidamente nossos argumentos.

10-   Como interpreta o vigor e agilidade das Leis Delegadas 171, 175, 179, 180, 181, quanto à possibilidade de desmembramento e anexação de Distritos?

Deputado (com a contribuição do Dr. Elton, advogado de sua equipe técnica):
                                   a.       A Lei Delegada somente pode versar sobre assuntos contemplados por Leis                              Ordinárias. 
                                   b.       O desmembramento e anexação de Distritos depende de Lei Complementar (e                          não Lei Ordinária).
                                   c.        A Lei Complementar somente entra em votação, na ALMG, se previamente                              aprovada em Plebiscito por ela requerido ao TRE. 
                                   d.       E a legislação recente – PLC 416 – estabelece que nesse plebiscito votam                              todos os habitantes de todos os Distritos do Município e não mais apenas os                                      daqueles diretamente interessados na Emancipação.

11-   Você mudaria a sede de Caratinga para Cordeiro de Minas, como salvaguarda irreversível para neutralizar a possível emancipação de Cordeiro e São Cândido?

Deputado:

Não mudaria. Há alternativas, que serão melhor trabalhadas por todos nós!

12-   E como avalia um Cenário de Economia Rural Perene, com altos e avançados investimentos e tecnologia, subsidiada pelos recursos advindos da ponta direita da Caratinga Industrial (Cordeiro e São Cândido)?

Deputado:

                                   Perfeitamente viável, sim. Inclusive com obras viárias e de infra estrutura, forte                                  logística para guarda, manejo e movimentação da produção, incrementada pela instalação de                        escolas e serviços de saúde locais, em número capaz de incentivar a permanência das                                  pessoas no local. Ao ponto, inclusive, de atrair a emigração de centros já urbanizados,                                  visando a tranquilidade e a paz do campo.

                                   Além de um aspecto muito importante: essa nova Economia, perene e confiável, se                            constituiria forte elemento de neutralização da desintegração familiar e do descaminhamento                          de tantas famílias para as drogas. Em oposição à função “policial”, de repressão, esta visaria                        a “formação e educação do indivíduo”, viabilizando, até mesmo, a adoção de projeto similar                        ao adotado pela cidade de Miami, nos Estados Unidos, que, na ALMG, tem encontrado no                          Deputado Pr.Vanderlei Miranda, um lutador e defensor incansável.

                                  O Prefeito Marco Antonio deveria avaliar com carinho essa atraente oportunidade                            econômica, de forma a assumir-se o PREFEITO RURAL de Caratinga.  Até mesmo                                    porque, depois de  Dário Grossi, sempre aplaudida liderança regional em seu tempo, o                                município ainda não contemplou outro que bem represente o nosso povo. 

E, ao fazer isso, Marco Antonio, marcaria vigorosa diferença com a percepção do ex prefeito Ernani, que pouco valorizava os Distritos, porque mais focado na sede, “onde se decide a eleição do Prefeito”!

13-   Como pode contribuir para essa NOVA ECONOMIA RURAL PERENE, de Caratinga?

Deputado:

                                               Em primeiro lugar, manterei diálogo com o Deputado Alexandre da Silveira (também                         presidente da Assembléia da RMVA), em favor dessas teses em curto prazo, especialmente                         considerando que no início de 2014 ele não mais estaria à frente da Secretaria de Regiões                             Metropolitanas, em face de sua desincompatibilização para disputar eleições ano que vem.
                        Mas também contribuindo sistematicamente com Caratinga, como já venho fazendo em                                 outros projetos importantes:

a-     As obras da rodovia 474 ficarão prontas ainda este ano;
b-     Demovendo o Secretário Alexandre da Silveira a viabilizar o anel rodoviário em torno da Reserva do Muriqui, para preservar integralmente aquele manancial da espécie.  Realçando, inclusive, a expressiva influência da veemente atuação dos “Vereadores Voluntários” na defesa dessa tese;
c-     Conseguindo verbas ocasionais para a Estrada Caratinga/Ipanema, cuja construção, por seu elevadíssimo custo, seria inviável em um só orçamento;
d-     Ao me constituir uma das lideranças formais da RMVA, já visando resguardar interesses de Caratinga, aspecto já consumado, com a inserção de Caratinga no “Anel Metropolitano da RMVA” (inclusive contra a vontade do ex prefeito Ernani C.Porto), tal como já acontecera com Vargem Alegre e Entre Folhas (ali inseridas ainda antes de Caratinga);
e-     A conurbação, exigida até recentemente como condição essencial para vínculo a uma Região Metropolitana, estar sendo neutralizada em todas as Câmaras Técnicas da ALMG e lei revogando essa exigência deverá ser aprovada ainda neste segundo semestre. A defesa da queda da “Conurbação”, já teve a intenção de remover óbices para que Caratinga se anteveja como uma Região Metropolitana;
f-     A mudança da tarifação telefônica na RMVA (Anel Metropolitano, inclusive), alterando o custo da “chamada para tarifa local”;
g-    À margem da questão Rural – e em íntima consonância com o prefeito Marco Antonio -, estou ainda em franco entendimento com autoridades Judiciais do Estado para viabilizar as obras de instalação do novo fórum, no Bairro Santa Zita, onde funcionava o DNER.

14- Assume Compromissos?  Propõe Agenda Efetiva e Prática?
Deputado:

                                 a.       Manterei informações permanentes acerca da evolução relativa ao Aeroporto                             Internacional de Cargas que se instalaria em território de Caratinga ainda que – por                                       inexplicável oposição de autoridades do IEF – tenha tido sua viabilidade deslocada para                               outro eixo, totalmente fora da logística mais propícia ás grandes indústrias do Vale do Aço;
                                b.       Examinarei as várias vertentes de uma “Sólida Convergência Política” entre os                             mais votados em Caratinga (Alexandre, Mauro, Rosângela Reis, ele próprio, dentre outros),                         quando todos esses políticos estariam alinhados e fortemente comprometidos em favor da                             inserção de Caratinga na Região Metropolitana do Vale do Aço;
                                c.        Estarei municiando os Delegados de Caratinga, à “Conferência das Cidades                              2013”, de informações e material técnico-jurídico-legislativo que melhor os qualifique para                            cumprir esse papel;
                               d.       Pretendo contar com Joel Moreira para, nessa condição de Delegado à                                      Conferência das Cidades, representar os interesses de Caratinga junto à Assembléia                                    Preliminar da RMVA, a se realizar em Agosto próximo.


Texto submetido à revisão do Deputado Adalclever Lopes – via secretária de Gabinete, Srta. Renata - que, no entanto, não a efetivou até esta data, 24/07/2013, em que está sendo tornada pública sob nossa total e exclusiva responsabilidade.


Joel Moreira
Consultoria Gestão Empresarial
(31) 3372 2360, Oi 8864 7020, Tim 9443 1901
(33) 3322 2893, Oi 8816 3991, 8898 2893
"Não venci todas as vezes que lutei. Mas perdi todas as vezes que deixei de lutar"
"Devemos ser a transformação que queremos do mundo" Ghandi
Por favor, reflita sobre II Cron. 7:14

03 julho 2013

!!!

CARATINGA TOTAL, SIM!
Mensagem circulada em 02/07/2013

Amigos Vereadores!

Em face de notícias que nos chegam, sobre a movimentação de lideranças de Cordeiro e São Cândido, em favor da união dos dois Distritos, vejo-me no dever de lhes enviar esta mensagem, este apelo quase patético de um cidadão que busca intensamente o fortalecimento e a evolução sócio-econômica de nosso município.

Com essa intenção, há um mês enviei a mensagem abaixo ao Líder do Governo Rominho Costa e a compartilhei com o Prefeito Marco Antonio e o Secretário Municipal Juarez, dentre outras pessoas sensíveis ao tema.

Mais uma vez,  com um apelo veemente: 
agora, o da SUPRA CONVERGÊNCIA!
Em prol da CARATINGA TOTAL!

Pretendendo, desta feita, a união de TODA A SOCIEDADE, em todos as suas vertentes:
Executiva, Legislativa, Politica, Social, Eclesiástica, Econômica, Empresarial, Jornalística, Cultural... 

... de modo tal e tão intenso, que essa convergência, em alto nível, se torne inteiramente capaz de proporcionar sustentação, lógica e motivação também aos demais níveis, aos mais simples e modestos de nossa gente!  

Todos CONVERGINDO EM PROL DE UM ÚNICO FOCO:
uma PODEROSA VIBRAÇÃO DE VONTADES em favor da CARATINGA TOTAL!

Peço e rogo aos senhores Vereadores que se deixem iluminar por um momento especial! E que, POR FAVOR! leiam atentamente esse texto, questionando-o acesamente, debatendo-o energicamente... 

...mas que ampliem sua concepção de Gestão Pública, com a percepção do TODO, DO CONJUNTO SISTÊMICO, não se fixando e nem se deixando limitar por soluções isoladas, acanhadas, focadas em PONTOS DEMARCADOS DE NOSSO TERRITÓRIO ou POSIÇÕES PRÉ CONCEBIDAS E/OU INFLUENCIADAS UNICAMENTE POR LIDERANÇAS POLÍTICAS E ADMINISTRATIVAS.  

PENSEM GRANDE, ELEVEM-SE AOS CÉUS! 
DESAFIEM O NOVO, TRANSFORMEM O ÓBVIO EM SOLUÇÃO CRIATIVA E INOVADORA!

CONSTRUAM A ALTERNATIVA QUE NOS RESGATA A TODOS (e não apenas a ALGUNS):

BUSCANDO ENTENDER POR QUE É POSSÍVEL E EXTREMAMENTE MAIS RICA A SIMBIOSE RURAL/INDUSTRIAL do TODO NATURAL do que A ALAVANCAGEM ISOLADA DE DOIS DISTRITOS, NA CONSUMAÇÃO DE UMA RIQUEZA QUE OS EXTRAIA, QUE OS ARRANQUE DAQUI E OS LEVE PARA LÁ! 

A NATUREZA, POR SI MESMA, ALIADA ÀS NOSSAS LIDERANÇAS HISTÓRICAS, JÁ NOS LIGARAM! E A FORÇA NATURAL QUE NOS LIGOU PODE NOS UNIR AINDA MAIS!  

SIM, CREIAM: CORDEIRO E SÃO CÂNDIDO TÊM TUDO A VER MUITO MAIS COM CARATINGA do que COM IPATINGA!  

É preciso projetar outros cenários - da Economia Internacional, inclusive (em especial, com a previsível fome do mundo) - e entender que PERMANECENDO AQUI, CONOSCO, ELES VÃO EVOLUIR MUITO MAIS QUE INDO PRÁ LÁ!!!  

E VÃO ASSEGURAR, A PARTIR DE TODOS OS DEMAIS DISTRITOS DO MUNICÍPIO, O ETERNO RESPEITO E ADMIRAÇÃO POR UM GESTO ALTRUÍSTA E MAGNÂNIMO, JÁ QUE "O CRESCIMENTO ECONÔMICO DOS OUTROS DISTRITOS ESTARIA SENDO ALAVANCADO POR UMA DECISÃO MAGISTRALMENTE ILUMINADA DE SÃO CÂNDIDO E CORDEIRO DE MINAS, RENUNCIANDO AO LADO DE LÁ E SE VINCULANDO DEFINITIVAMENTE AO LADO DE CÁ"

São Cândido e Cordeiro de Minas, de qualquer modo - INDO OU FICANDO - só têm a ganhar, mas é preciso entender que FICANDO AQUI não estarão PERDENDO, mas GANHANDO MUITO MAIS em favor de sua vitalidade econômica. E nos permitindo, OS OUTROS DISTRITOS, que GANHEMOS TAMBÉM!

Especialmente se - tão logo e imediatamente após decidida a INTEGRIDADE TERRITORIAL (com ou sem a sede lá em Cordeiro de Minas) - todos os Vereadores elegerem a segunda prioridade em favor do outro elo da corrente: CARATINGA INSERIDA NA RMVA - REGIÃO METROPOLITANA DO VALE DO AÇO, inserção esta perfeitamente lógica e exequível - sob todos os aspectos legais, constitucionais, técnicos, administrativos e econômicos.

Vejam, a propósito, este riquíssimo estudo do IBGE - Regiões de Influência das Cidades e compreenderão com toda a clareza: http://www.ibge.gov.br/home/geociencias/geografia/default_ divisao_urbano_regional.shtm.


Não posso deixar de contar com o máximo empenho, o comprometimento ético, a seriedade e a profundidade dos senhores.  O assunto tem complexidades, sim, mas contém argumentos claros, pode ser perfeitamente inteligível, se conduzido sem paixões desmedidas e oportunismos indesejáveis.

Por favor, pensem nisso!


Com a consideração e apreço do


Joel Moreira
Consultoria Gestão Empresarial

Peço-lhes que também leiam aqui:

Excepcionalmente e fora de meu hábito em tais circunstâncias, tomo a liberdade de deixar esta oração para a reflexão de todos vocês, Vereadores de minha terra querida!

Na intensão de que, através dela, encontrem o entendimento e sabedoria que - antes e acima de todos aí - AGRADE AO PRÓPRIO DEUS, proporcionando-lhes as respostas que, a partir deste momento, estarão construindo juntos, mas estritamente segundo a Sua graça, poder e vontade

(Por favor, reflita sobre II Cron. 7:14)


Assim: 

Ó Pai amado, ó Deus querido, como ÚNICA FONTE de tudo o que é verdadeiramente vivo, neste momento rogamos a Ti que nos conceda a convicção de, inteiramente sob as Tuas bênçãos, encontrarmos o rumo para essas importantes decisões que vamos tomar em favor do povo que, em Seu nome, assumimos o compromisso de, honradamente, representar aqui:

Queremos definir o FUTURO DO MUNICÍPIO DE CARATINGA, Pai, MAS UNICAMENTE SEGUNDO A TUA GRAÇA E VONTADE!

Sim, rogamos que nos conceda a misericórdia de, supridos por Teu misericordioso e sobrenatural poder, seja revelado a todos os Vereadores desta Casa exatamente o melhor que Tu queres de cada um aqui!  Levando aqueles que Tu queres alcançar a perceberem uma indubitável ação divina, um propósito Teu sobre suas próprias vidas, Pai!

Tendo, sobre nós, todo o Teu Reino em sintonia, para o reconhecimento e prosperidade do Teu nome!

Com a Tua presença pairando acima e por sobre a autoridade que nos é legalmente conferida, de tal modo que os ímpios, dentre nós, submetam-se à Tua vitória, sem revanchismos e constrangimentos!

Proporcionando-nos a necessária sabedoria para ouvir, resolver e conciliar,superando os conflitos e edificando uma tal e tão poderosa CONVERGÊNCIAque, em unidade, todos assumamos total clareza quanto ao Vosso propósito para o município de Caratinga!

Para a Tua Honra e Tua Glória, Pai, queremos todos aqui uma Vitória do Teu Nome, quando estaremos superando todas as controvérsias cívicas, espirituais, sociais, políticas, econômicas, intelectuais e pessoais que possa haver entre nós, os Vereadores do Município de Caratinga, aqui chegados pelas escolhas de nosso povo, mas ungidos pela Tua vontade sobre nossas vidas, Senhor!

Queremos viver nosso compromisso e missão unicamente EM PROL DO POVO DE TODO O MUNICIPIO DE CARATINGA e, para isso pedimos que nos honre com a TUA VONTADE, acima e indiferente de nossa própria vontade, Pai!

Amém!!!



---------- Mensagem encaminhada ----------
De:
 Joel Moreira <consultoriaderisco@gmail.com>
Data: 30 de maio de 2013 09:49
Assunto: CARATINGA-TOTAL, SIM!
Para: CMV ROMINHO <romulo@cmcaratinga.mg.gov.br>, CMV ROMINHO <rominho.costa@hotmail.com>
Cc: MAFJ <marcoajunqueira@hotmail.com>, MARCO ANTONIO JUNQUEIRA <marco.antoniojunqueira.77@facebook.com>, MAFJ <mafjunqueira@gmail.com>, "Juarez Farma" <juarezfarma@gmail.com>, "MV FARMA" <juarezmvfarma@funec.br>, 



Caro vereador e irmão de fé Rominho Costa!


Em face daquela nossa conversa por telefone e em vista de seu propósito de apresentar projeto de lei a respeito, tomo a liberdade de alguns comentários.

Primeiramente, para informar acerca de algumas pesquisas que realizei junto a fontes bastante confiáveis, através dos poderes Executivo e Legislativo das cidades de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo e Gabinetes da ALMG:


1- SUB PREFEITURAS:

         É unicamente ato de GESTÃO, ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA E FUNCIONAL.  Equivale à figura da ADMINISTRAÇÃO REGIONAL e similar, adotada por algumas cidades.  E, quando adotada, DEVE ABRANGER TODO O MUNICÍPIO, não apenas casos isolados, como você me falara.
         Não impede a emancipação de áreas do território do Município, sejam elas Urbanas (Bairros, Vilas, Aglomerados...) ou não (Distritos, Vilas, etc.).
         Como ocorre em Belo Horizonte, que adota as "Regiões Administrativas": o Distrito de Venda Nova já está na fila, junto à ALMG.


2- DISTRITO INDUSTRIAL MUNICIPAL:

         Situação similar à da Sub Prefeitura. Não impede a emancipação.
         Há probabilidade - a ser confirmada - de UNICAMENTE A ÁREA GEOGRÁFICA E LIMITADA DO DI não poder se emancipar, desde que esse DI tenha sido iniciativa da CDI.MG - Cia. de Distritos Industriais de Minas Gerais, subsidiado por fundos previstos em Lei.


Em face dessas limitações, reforça-se ainda mais o entendimento do que deva ser o NOSSO FOCO:

3- CARATINGA-TOTAL:

         Para o devido enquadramento desta solução para Caratinga, portanto, restam-nos duas outras alternativas: 
         Uma delas, seria - ante um pedido de Emancipação - a decisão vitoriosa por PLEBISCITO JUNTO A TODOS OS ELEITORES DE TODO O MUNICÍPIO DE CARATINGA. Mas, aí, vamos ver o que decide o PLC 416, já na pauta de votação.  Que pode trazer o risco fatal de a DECISÃO SER RESTRITA UNICAMENTE AOS DISTRITOS DIRETAMENTE INTERESSADOS. 
         (nota, em 2/7: Agora TODOS OS DISTRITOS DO MUNICÍPIO DECIDEM!)
         A outra seria a MUDANÇA DA SEDE DO MUNICÍPIO DE CARATINGA para Cordeiro/São Cândido. Trata-se de matéria complexa, a ser examinada com segurança e profundidade por profissionais especialistas - que conhecemos e podemos recomendar. 


4- "PENSAR" O NOVO:

        De um modo ou de outro, importantíssimo para que as pessoas em geral passem a PENSAR E VIVENCIAR a alternativa CARATINGA-TOTAL, é a CLARA COMPREENSÃO DAS INEGÁVEIS VANTAGENS DE SE MANTER ESSA INTEGRIDADE TERRITORIAL, a simbiose RURAL-INDUSTRIAL!

        Imprescindível para o "lado de cá" de Caratinga, mas inegavelmente super importante até mesmo para aqueles que falam em se separar, como é o caso Cordeiro e São Cândido!  

        Em que até mesmo o Distrito de S.A.Manhuaçu - com pedido já na ALMG - entenda que SUA GRANDE VANTAGEM NÃO É SAIR, MAS FICAR JUNTO, em face de dois pontos capitais: UMA ECONOMIA MODERNA E AVANÇADA, FOCADA NUM NOVO MODELO DE EMPREENDEDORISMO RURAL (não mais o artesanato empírico e limitado, sem racional infra estrutura e logística) e o atraente e rico novo PIB total dessa NOVA Caratinga - integrada e forte - sustentado pelas probabilidades que o futuro nos reserva. 

        Sim, já hoje o que nos cabe, a todas as pessoas de Caratinga, é vislumbrar naturais e inevitáveis "realidades", na nossa CARATINGA INDUSTRIAL: Usiminas II, Aeroporto Internacional, Alta Produtividade Industrial, FPM muito maior e sempre crescente! E outros impactos inevitáveis: Integração Ferroviária em toda a RMVA, a via Revés de Belém reduzindo em 40km a ligação RURAL/INDUSTRIAL, as lagoas, etc..  

        Esta a grande, a enorme, a fantástica, CAUSA E RAZÃO de nos mantermos unidos.  E PORQUE JÁ O SOMOS, A NATUREZA JÁ NOS FEZ LIGADOS, PELA FORÇA DA SIMBIOSE DE DEUS!  

        E o efeito "galinha choca" (Fabriciano, logo ali!) é atemorizante para essa Caratinga que nos restaria!

        A outra pretensão, até aqui alimentada pelo Dep.Alexandre da Silveira (e suportada pelo Ernani) É UM EQUÍVOCO, que pode ser agora reparado, para benefício de sua própria imagem de Secretário Especial de Regiões Metropolitanas e que beneficiaria enormemente seu capital político pessoal! Sem falar que Mauro Lopes, assumindo frontalmente essa luta, reforçaria seu comando e influência, ampliando seu caminho para o Senado e vagando o Federal para o Adalclever! 

        Ou seja, POLITICAMENTE, CARATINGA GANHARIA UMA FORÇA EXTRAORDINÁRIA!

        Que fique claro, portanto: essa vantagem é ECONÔMICA DE LONGO PRAZO, perene e sinérgica, que favorece um território com similidades e vocações NATURAIS, com o RURAL CÁ e o INDUSTRIAL LÁ, alimentando o Industrial Forte, das Usinas. 

        Aspectos esses que DEVEM SER COMPREENDIDOS POR TODAS AS PESSOAS, que passem a olhar e saber interpretar variáveis de Cenários, sustentadas por números concretos e dimensões claramente estruturadas.  Sem essa de tais aspectos ficarem limitados aos gabinetes de Governo! Mas, ao contrário, sendo debatidos ricamente, animadamente, profundamente.  Sob clima de confiança e entusiasmo.  Rapidamente!  Com competência e firmeza!

        Esta seria uma SOLUÇÃO IDEAL, por envolver um aspecto POLÍTICO de enorme e rara importância: a possibilidade de CONVERGÊNCIA DE TODAS AS FORÇAS!  Aliando a Maçonaria (que já vem atuando, mas focada apenas no projeto Alexandre), os Eclesiásticos, as Forças Econômicas de Caratinga, os Partidos e os Políticos mais eminentes que atuam em nossa região.  TODOS JUNTOS E BEM ARTICULADOS, SEM CONFLITO EM SUAS ESTRATÉGIAS PESSOAIS!

        Cujas personalidades teriam, como PRÊMIO POR SEU ESFORÇO DE CONVERGÊNCIA (aliás, este seria, mesmo, um grande gesto de Sabedoria e Verdadeira Consciência Sócio-Política!), o surgimento dessa rara MACRO REGIÃO SINÉRGICA E NATURAL, com a Caratinga-Total no centro dessa nova Economia.

        Um VALE RURAL sob nova concepção de INVESTIMENTO PESADO, FOCADO NO DESENVOLVIMENTO RURAL, tratado como MISSÃO DE GOVERNO, por um Prefeito jovem e promissor.  

        Como deveria ser o Marco Antonio, o qual, assim agindo, assumiria francamente o comando dessa grande articulação, impondo-se ao respeito e admiração de todos, ao longo dos próximos 30, 40 anos!

Espero que compreenda, até mesmo, alguns exageros nesse meu entusiasmo pela idéia!
Assim como espero, também, que você a assuma, questione, filtre e aprimore, como uma latente e promissora liderança que é!

Afinal, há muitos anos Caratinga não conhece filhos seus na proa de seu próprio destino!
E já não é sem tempo de nosso amado povo assistir a uma ALIANÇA DE COMPETÊNCIA E FÉ entre seus "Bem Aventurados Homens de Boa Vontade"!

PS: estou compartilhando com o nosso Prefeito, o que você muito bem compreende, claro.


Com a consideração e o apreço do


Joel Moreira
Consultoria Gestão Empresarial