17 junho 2013

CARATINGA PODERÁ PERDER OS DISTRITOS DE CORDEIRO DE MINAS E SÃO CÂNDIDO

Publicado na pag. 9 do jornal “A Semana”, edição de 9 de junho 2013:

Aprovado na terça-feira, 04, pela Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei Complementar (PLC) 416, que estabelece normas para a criação de novos municípios no Brasil, atualmente tramitando no Senado Federal, no momento, não possibilitará a emancipação de distritos de Caratinga. Porém, como tudo indica, dentro de alguns anos, os distritos de Cordeiro de Minas e São Cândido deverão atender às exigências da nova lei e se desmembrar de Caratinga.

PLC

O PLC 416, aprovado pelo Senado em 2010, possibilita a criação de novos municípios no País, o que está impedido de ocorrer desde 1996, quando foi aprovada uma emenda constitucional, proibindo a criação de novos municípios por leis estaduais, definindo que isso só poderá ser feito por meio de autorização em lei complementar federal.

O projeto traz regras mais rígidas para a criação de novos municípios. Uma delas prevê que o território a ser emancipado tenha o mínimo de 12 mil habitantes. Além disso, o futuro município deverá passar por análise da Assembleia Legislativa, comprovando viabilidade econômica, ambiental e política.

Tais medidas visam evitar os abusos e distorções ocorridas no período entre 1991 a 1996, quando foram criados centenas de municípios sem condições de sustentabilidade. Segundo estimativas, 80% dos municípios brasileiros dependem fundamentalmente dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), não tendo condições de sobrevivência através de receitas próprias.

Mesmo cidades com população acima de 80 mil habitantes, como Caratinga e Manhuaçu, não possuem condições financeiras próprias para realização plena de obras de infraestrutura urbana, como pavimentação de ruas, saneamento básico, construção de escolas e postos de saúde, necessitando de recursos obtidos junto aos governos Federal e Estadual, através de emendas dos deputados.

Caratinga

De 1992 até o final de 1995, oito distritos de Caratinga se emanciparam, sendo criados os municípios de Entre Folhas, Imbé de Minas, Ipaba, Piedade de Caratinga, Santa Bárbara do Leste, Santa Rita de Minas, Ubaporanga e Vargem Alegre.

Dos oitos municípios, somente dois se enquadrariam às normas estabelecidas pela PLC 416: Ipaba, com 16.692 habitantes, e Ubaporanga, com 12.095 habitantes, segundo o Censo Populacional realizado pelo IBGE em 2010.

De acordo com o levantamento do IBGE, dos 853 municípios de Minas Gerais, em 2010, apenas 295 apresentavam população superior a 12 mil habitantes, sendo que o município de Serra da Saudade, localizado na microrregião de Bom Despacho, tinha apenas 807 habitantes em 2010, população inferior a todos os 10 distritos rurais de Caratinga. Serra da Saudade é o menor município de Minas Gerais e o segundo menor do Brasil, ficando à frente do municio paulista de Borá, que possui 805 habitantes.

São Cândido e Cordeiro

A exigência populacional impedirá que os distritos de Caratinga, neste momento, tenham condições de se emancipar. Alguns deles, nem com o decorrer dos anos chegarão perto disso, porém, como algumas pessoas temiam, é real a possibilidade que em breve os distritos de Cordeiro de Minas e São Cândido venham a se desmembrar de Caratinga.

O empreendimento Parques do Vale, que está sendo implantado pela Egesa próximo à Ipatinga, poderá criar as condições para que aquela região, dentro de alguns anos, alcance o número de habitantes necessários e as condições de sustentabilidade exigidas pelo texto da nova proposta.

Além disso, o PLC 416 não se refere somente à criação de novos municípios, mas, também, à incorporação, fusão e o desmembramento de municípios. Com isso, poderá ressuscitar o movimento para que aquela região seja incorporada ao município de Ipatinga, como já se tentou antes.


Publicado na pag. 2 do jornal “A Semana”, edição de 9 de junho 2013.


COLUNA DO EDILSON

Terra Prometida

A aprovação da PLC 416 pela Câmara dos Deputados, que estabelece normas para a criação de novos municípios no Brasil, faz ressurgir o temor de que Caratinga possa, no futuro, perder alguns de seus distritos.
 
Neste momento, isso é impossível de acontecer, diante da exigência de um mínimo de 12 mil habitantes para se criar um novo município, porém, sou forçado a crer que, em alguns anos, os distritos de Cordeiro de Minas e São Cândido deixarão de pertencer a Caratinga.
 
Os insistentes avisos e alarmes do consultor Joel Moreira, quanto ao risco disso vir a acontecer, que foram tão criticados e combatidos por tantos, se tornam vivos e muito próximos de se tornarem realidade.
 
Os argumentos por ele levantados não se tratavam de vã filosofia, como muitos quiseram fazer acreditar, mas uma análise profunda dos aspectos que compõem o cenário, cujas bases foram fincadas por Ernani e concretizadas pelo último governo, quando a Câmara Municipal aprovou a proposta de autoria de João Bosco, permitindo à Egesa implantar, na divisa com Ipatinga, o projeto denominado Parques do Vale.
 
As justificativas de vantagens para Caratinga, não vão além de um engodo de tosca elaboração, que sequer engana ao tolo menos desatento.
 
Os prometidos empregos são e serão abocanhados, em sua quase totalidade, por profissionais do Vale do Aço. E, mais adiante, os anunciados impostos, que a princípio poderão gerar recursos para Caratinga, em pouco tempo, estarão engordando os cofres do município a ser criado, tão logo a região alcance os 12 mil habitantes cobrados pelas novas regras.
 
É mister afirmar que o novo município não levará de Caratinga apenas um punhado de terra e alguns milhares de pessoas, mas, importância, força política e, principalmente, a oportunidade do desenvolvimento.
 
E Marco Antônio, ao abraçar a proposta da Cenibra, da implantação do Parque Industrial naquela região, estará contribuindo para antecipar o processo e atender aos desejos pessoais de alguns.
 
Caratinga sofre com a ausência de lideranças e políticos comprometidos genuinamente com os interesses do município. Não pensam no povo!... Antes, usam o povo em benefício de seus interesses próprios e da oportunidade de refestelar-se com as vantagens do poder, brandindo o cetro ao seu bel prazer.
 
Não tenho dúvidas! Os acordos firmados nos bastidores do poder produzirão enormes danos ao município de Caratinga. Infelizmente, me é imposto acreditar que o que fizeram com o futuro de Caratinga é irreversível.
 
Ao final, enquanto Caratinga contabilizará um legado de prejuízos irreparáveis, os atores principais deste drama contabilizarão os lucros advindos das “negociações” que resultaram na aprovação desses projetos ou advindos da “coincidência” de, antecipadamente, terem adquirido grandes áreas justamente no território onde será erguida a “Nova Canaã”.





Nota:

Ao longo de 5 anos os apelos do Joel Moreira jamais foram notícia para os jornais de Caratinga, a não ser para deplorar, censurar ou menosprezar o autor.

Sinal de novos tempos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário