03 julho 2013

!!!

CARATINGA TOTAL, SIM!
Mensagem circulada em 02/07/2013

Amigos Vereadores!

Em face de notícias que nos chegam, sobre a movimentação de lideranças de Cordeiro e São Cândido, em favor da união dos dois Distritos, vejo-me no dever de lhes enviar esta mensagem, este apelo quase patético de um cidadão que busca intensamente o fortalecimento e a evolução sócio-econômica de nosso município.

Com essa intenção, há um mês enviei a mensagem abaixo ao Líder do Governo Rominho Costa e a compartilhei com o Prefeito Marco Antonio e o Secretário Municipal Juarez, dentre outras pessoas sensíveis ao tema.

Mais uma vez,  com um apelo veemente: 
agora, o da SUPRA CONVERGÊNCIA!
Em prol da CARATINGA TOTAL!

Pretendendo, desta feita, a união de TODA A SOCIEDADE, em todos as suas vertentes:
Executiva, Legislativa, Politica, Social, Eclesiástica, Econômica, Empresarial, Jornalística, Cultural... 

... de modo tal e tão intenso, que essa convergência, em alto nível, se torne inteiramente capaz de proporcionar sustentação, lógica e motivação também aos demais níveis, aos mais simples e modestos de nossa gente!  

Todos CONVERGINDO EM PROL DE UM ÚNICO FOCO:
uma PODEROSA VIBRAÇÃO DE VONTADES em favor da CARATINGA TOTAL!

Peço e rogo aos senhores Vereadores que se deixem iluminar por um momento especial! E que, POR FAVOR! leiam atentamente esse texto, questionando-o acesamente, debatendo-o energicamente... 

...mas que ampliem sua concepção de Gestão Pública, com a percepção do TODO, DO CONJUNTO SISTÊMICO, não se fixando e nem se deixando limitar por soluções isoladas, acanhadas, focadas em PONTOS DEMARCADOS DE NOSSO TERRITÓRIO ou POSIÇÕES PRÉ CONCEBIDAS E/OU INFLUENCIADAS UNICAMENTE POR LIDERANÇAS POLÍTICAS E ADMINISTRATIVAS.  

PENSEM GRANDE, ELEVEM-SE AOS CÉUS! 
DESAFIEM O NOVO, TRANSFORMEM O ÓBVIO EM SOLUÇÃO CRIATIVA E INOVADORA!

CONSTRUAM A ALTERNATIVA QUE NOS RESGATA A TODOS (e não apenas a ALGUNS):

BUSCANDO ENTENDER POR QUE É POSSÍVEL E EXTREMAMENTE MAIS RICA A SIMBIOSE RURAL/INDUSTRIAL do TODO NATURAL do que A ALAVANCAGEM ISOLADA DE DOIS DISTRITOS, NA CONSUMAÇÃO DE UMA RIQUEZA QUE OS EXTRAIA, QUE OS ARRANQUE DAQUI E OS LEVE PARA LÁ! 

A NATUREZA, POR SI MESMA, ALIADA ÀS NOSSAS LIDERANÇAS HISTÓRICAS, JÁ NOS LIGARAM! E A FORÇA NATURAL QUE NOS LIGOU PODE NOS UNIR AINDA MAIS!  

SIM, CREIAM: CORDEIRO E SÃO CÂNDIDO TÊM TUDO A VER MUITO MAIS COM CARATINGA do que COM IPATINGA!  

É preciso projetar outros cenários - da Economia Internacional, inclusive (em especial, com a previsível fome do mundo) - e entender que PERMANECENDO AQUI, CONOSCO, ELES VÃO EVOLUIR MUITO MAIS QUE INDO PRÁ LÁ!!!  

E VÃO ASSEGURAR, A PARTIR DE TODOS OS DEMAIS DISTRITOS DO MUNICÍPIO, O ETERNO RESPEITO E ADMIRAÇÃO POR UM GESTO ALTRUÍSTA E MAGNÂNIMO, JÁ QUE "O CRESCIMENTO ECONÔMICO DOS OUTROS DISTRITOS ESTARIA SENDO ALAVANCADO POR UMA DECISÃO MAGISTRALMENTE ILUMINADA DE SÃO CÂNDIDO E CORDEIRO DE MINAS, RENUNCIANDO AO LADO DE LÁ E SE VINCULANDO DEFINITIVAMENTE AO LADO DE CÁ"

São Cândido e Cordeiro de Minas, de qualquer modo - INDO OU FICANDO - só têm a ganhar, mas é preciso entender que FICANDO AQUI não estarão PERDENDO, mas GANHANDO MUITO MAIS em favor de sua vitalidade econômica. E nos permitindo, OS OUTROS DISTRITOS, que GANHEMOS TAMBÉM!

Especialmente se - tão logo e imediatamente após decidida a INTEGRIDADE TERRITORIAL (com ou sem a sede lá em Cordeiro de Minas) - todos os Vereadores elegerem a segunda prioridade em favor do outro elo da corrente: CARATINGA INSERIDA NA RMVA - REGIÃO METROPOLITANA DO VALE DO AÇO, inserção esta perfeitamente lógica e exequível - sob todos os aspectos legais, constitucionais, técnicos, administrativos e econômicos.

Vejam, a propósito, este riquíssimo estudo do IBGE - Regiões de Influência das Cidades e compreenderão com toda a clareza: http://www.ibge.gov.br/home/geociencias/geografia/default_ divisao_urbano_regional.shtm.


Não posso deixar de contar com o máximo empenho, o comprometimento ético, a seriedade e a profundidade dos senhores.  O assunto tem complexidades, sim, mas contém argumentos claros, pode ser perfeitamente inteligível, se conduzido sem paixões desmedidas e oportunismos indesejáveis.

Por favor, pensem nisso!


Com a consideração e apreço do


Joel Moreira
Consultoria Gestão Empresarial

Peço-lhes que também leiam aqui:

Excepcionalmente e fora de meu hábito em tais circunstâncias, tomo a liberdade de deixar esta oração para a reflexão de todos vocês, Vereadores de minha terra querida!

Na intensão de que, através dela, encontrem o entendimento e sabedoria que - antes e acima de todos aí - AGRADE AO PRÓPRIO DEUS, proporcionando-lhes as respostas que, a partir deste momento, estarão construindo juntos, mas estritamente segundo a Sua graça, poder e vontade

(Por favor, reflita sobre II Cron. 7:14)


Assim: 

Ó Pai amado, ó Deus querido, como ÚNICA FONTE de tudo o que é verdadeiramente vivo, neste momento rogamos a Ti que nos conceda a convicção de, inteiramente sob as Tuas bênçãos, encontrarmos o rumo para essas importantes decisões que vamos tomar em favor do povo que, em Seu nome, assumimos o compromisso de, honradamente, representar aqui:

Queremos definir o FUTURO DO MUNICÍPIO DE CARATINGA, Pai, MAS UNICAMENTE SEGUNDO A TUA GRAÇA E VONTADE!

Sim, rogamos que nos conceda a misericórdia de, supridos por Teu misericordioso e sobrenatural poder, seja revelado a todos os Vereadores desta Casa exatamente o melhor que Tu queres de cada um aqui!  Levando aqueles que Tu queres alcançar a perceberem uma indubitável ação divina, um propósito Teu sobre suas próprias vidas, Pai!

Tendo, sobre nós, todo o Teu Reino em sintonia, para o reconhecimento e prosperidade do Teu nome!

Com a Tua presença pairando acima e por sobre a autoridade que nos é legalmente conferida, de tal modo que os ímpios, dentre nós, submetam-se à Tua vitória, sem revanchismos e constrangimentos!

Proporcionando-nos a necessária sabedoria para ouvir, resolver e conciliar,superando os conflitos e edificando uma tal e tão poderosa CONVERGÊNCIAque, em unidade, todos assumamos total clareza quanto ao Vosso propósito para o município de Caratinga!

Para a Tua Honra e Tua Glória, Pai, queremos todos aqui uma Vitória do Teu Nome, quando estaremos superando todas as controvérsias cívicas, espirituais, sociais, políticas, econômicas, intelectuais e pessoais que possa haver entre nós, os Vereadores do Município de Caratinga, aqui chegados pelas escolhas de nosso povo, mas ungidos pela Tua vontade sobre nossas vidas, Senhor!

Queremos viver nosso compromisso e missão unicamente EM PROL DO POVO DE TODO O MUNICIPIO DE CARATINGA e, para isso pedimos que nos honre com a TUA VONTADE, acima e indiferente de nossa própria vontade, Pai!

Amém!!!



---------- Mensagem encaminhada ----------
De:
 Joel Moreira <consultoriaderisco@gmail.com>
Data: 30 de maio de 2013 09:49
Assunto: CARATINGA-TOTAL, SIM!
Para: CMV ROMINHO <romulo@cmcaratinga.mg.gov.br>, CMV ROMINHO <rominho.costa@hotmail.com>
Cc: MAFJ <marcoajunqueira@hotmail.com>, MARCO ANTONIO JUNQUEIRA <marco.antoniojunqueira.77@facebook.com>, MAFJ <mafjunqueira@gmail.com>, "Juarez Farma" <juarezfarma@gmail.com>, "MV FARMA" <juarezmvfarma@funec.br>, 



Caro vereador e irmão de fé Rominho Costa!


Em face daquela nossa conversa por telefone e em vista de seu propósito de apresentar projeto de lei a respeito, tomo a liberdade de alguns comentários.

Primeiramente, para informar acerca de algumas pesquisas que realizei junto a fontes bastante confiáveis, através dos poderes Executivo e Legislativo das cidades de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo e Gabinetes da ALMG:


1- SUB PREFEITURAS:

         É unicamente ato de GESTÃO, ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA E FUNCIONAL.  Equivale à figura da ADMINISTRAÇÃO REGIONAL e similar, adotada por algumas cidades.  E, quando adotada, DEVE ABRANGER TODO O MUNICÍPIO, não apenas casos isolados, como você me falara.
         Não impede a emancipação de áreas do território do Município, sejam elas Urbanas (Bairros, Vilas, Aglomerados...) ou não (Distritos, Vilas, etc.).
         Como ocorre em Belo Horizonte, que adota as "Regiões Administrativas": o Distrito de Venda Nova já está na fila, junto à ALMG.


2- DISTRITO INDUSTRIAL MUNICIPAL:

         Situação similar à da Sub Prefeitura. Não impede a emancipação.
         Há probabilidade - a ser confirmada - de UNICAMENTE A ÁREA GEOGRÁFICA E LIMITADA DO DI não poder se emancipar, desde que esse DI tenha sido iniciativa da CDI.MG - Cia. de Distritos Industriais de Minas Gerais, subsidiado por fundos previstos em Lei.


Em face dessas limitações, reforça-se ainda mais o entendimento do que deva ser o NOSSO FOCO:

3- CARATINGA-TOTAL:

         Para o devido enquadramento desta solução para Caratinga, portanto, restam-nos duas outras alternativas: 
         Uma delas, seria - ante um pedido de Emancipação - a decisão vitoriosa por PLEBISCITO JUNTO A TODOS OS ELEITORES DE TODO O MUNICÍPIO DE CARATINGA. Mas, aí, vamos ver o que decide o PLC 416, já na pauta de votação.  Que pode trazer o risco fatal de a DECISÃO SER RESTRITA UNICAMENTE AOS DISTRITOS DIRETAMENTE INTERESSADOS. 
         (nota, em 2/7: Agora TODOS OS DISTRITOS DO MUNICÍPIO DECIDEM!)
         A outra seria a MUDANÇA DA SEDE DO MUNICÍPIO DE CARATINGA para Cordeiro/São Cândido. Trata-se de matéria complexa, a ser examinada com segurança e profundidade por profissionais especialistas - que conhecemos e podemos recomendar. 


4- "PENSAR" O NOVO:

        De um modo ou de outro, importantíssimo para que as pessoas em geral passem a PENSAR E VIVENCIAR a alternativa CARATINGA-TOTAL, é a CLARA COMPREENSÃO DAS INEGÁVEIS VANTAGENS DE SE MANTER ESSA INTEGRIDADE TERRITORIAL, a simbiose RURAL-INDUSTRIAL!

        Imprescindível para o "lado de cá" de Caratinga, mas inegavelmente super importante até mesmo para aqueles que falam em se separar, como é o caso Cordeiro e São Cândido!  

        Em que até mesmo o Distrito de S.A.Manhuaçu - com pedido já na ALMG - entenda que SUA GRANDE VANTAGEM NÃO É SAIR, MAS FICAR JUNTO, em face de dois pontos capitais: UMA ECONOMIA MODERNA E AVANÇADA, FOCADA NUM NOVO MODELO DE EMPREENDEDORISMO RURAL (não mais o artesanato empírico e limitado, sem racional infra estrutura e logística) e o atraente e rico novo PIB total dessa NOVA Caratinga - integrada e forte - sustentado pelas probabilidades que o futuro nos reserva. 

        Sim, já hoje o que nos cabe, a todas as pessoas de Caratinga, é vislumbrar naturais e inevitáveis "realidades", na nossa CARATINGA INDUSTRIAL: Usiminas II, Aeroporto Internacional, Alta Produtividade Industrial, FPM muito maior e sempre crescente! E outros impactos inevitáveis: Integração Ferroviária em toda a RMVA, a via Revés de Belém reduzindo em 40km a ligação RURAL/INDUSTRIAL, as lagoas, etc..  

        Esta a grande, a enorme, a fantástica, CAUSA E RAZÃO de nos mantermos unidos.  E PORQUE JÁ O SOMOS, A NATUREZA JÁ NOS FEZ LIGADOS, PELA FORÇA DA SIMBIOSE DE DEUS!  

        E o efeito "galinha choca" (Fabriciano, logo ali!) é atemorizante para essa Caratinga que nos restaria!

        A outra pretensão, até aqui alimentada pelo Dep.Alexandre da Silveira (e suportada pelo Ernani) É UM EQUÍVOCO, que pode ser agora reparado, para benefício de sua própria imagem de Secretário Especial de Regiões Metropolitanas e que beneficiaria enormemente seu capital político pessoal! Sem falar que Mauro Lopes, assumindo frontalmente essa luta, reforçaria seu comando e influência, ampliando seu caminho para o Senado e vagando o Federal para o Adalclever! 

        Ou seja, POLITICAMENTE, CARATINGA GANHARIA UMA FORÇA EXTRAORDINÁRIA!

        Que fique claro, portanto: essa vantagem é ECONÔMICA DE LONGO PRAZO, perene e sinérgica, que favorece um território com similidades e vocações NATURAIS, com o RURAL CÁ e o INDUSTRIAL LÁ, alimentando o Industrial Forte, das Usinas. 

        Aspectos esses que DEVEM SER COMPREENDIDOS POR TODAS AS PESSOAS, que passem a olhar e saber interpretar variáveis de Cenários, sustentadas por números concretos e dimensões claramente estruturadas.  Sem essa de tais aspectos ficarem limitados aos gabinetes de Governo! Mas, ao contrário, sendo debatidos ricamente, animadamente, profundamente.  Sob clima de confiança e entusiasmo.  Rapidamente!  Com competência e firmeza!

        Esta seria uma SOLUÇÃO IDEAL, por envolver um aspecto POLÍTICO de enorme e rara importância: a possibilidade de CONVERGÊNCIA DE TODAS AS FORÇAS!  Aliando a Maçonaria (que já vem atuando, mas focada apenas no projeto Alexandre), os Eclesiásticos, as Forças Econômicas de Caratinga, os Partidos e os Políticos mais eminentes que atuam em nossa região.  TODOS JUNTOS E BEM ARTICULADOS, SEM CONFLITO EM SUAS ESTRATÉGIAS PESSOAIS!

        Cujas personalidades teriam, como PRÊMIO POR SEU ESFORÇO DE CONVERGÊNCIA (aliás, este seria, mesmo, um grande gesto de Sabedoria e Verdadeira Consciência Sócio-Política!), o surgimento dessa rara MACRO REGIÃO SINÉRGICA E NATURAL, com a Caratinga-Total no centro dessa nova Economia.

        Um VALE RURAL sob nova concepção de INVESTIMENTO PESADO, FOCADO NO DESENVOLVIMENTO RURAL, tratado como MISSÃO DE GOVERNO, por um Prefeito jovem e promissor.  

        Como deveria ser o Marco Antonio, o qual, assim agindo, assumiria francamente o comando dessa grande articulação, impondo-se ao respeito e admiração de todos, ao longo dos próximos 30, 40 anos!

Espero que compreenda, até mesmo, alguns exageros nesse meu entusiasmo pela idéia!
Assim como espero, também, que você a assuma, questione, filtre e aprimore, como uma latente e promissora liderança que é!

Afinal, há muitos anos Caratinga não conhece filhos seus na proa de seu próprio destino!
E já não é sem tempo de nosso amado povo assistir a uma ALIANÇA DE COMPETÊNCIA E FÉ entre seus "Bem Aventurados Homens de Boa Vontade"!

PS: estou compartilhando com o nosso Prefeito, o que você muito bem compreende, claro.


Com a consideração e o apreço do


Joel Moreira
Consultoria Gestão Empresarial



Nenhum comentário:

Postar um comentário