22 julho 2013

Diário do Aço de Ipatinga anuncia pra onde vamos!

Valter Diário Das Gerais carregou um arquivo.
dg 514 quarta 24 julho 2013.pdf

Esta a manchete do "Diário do Aço" de Ipatinga:

PETIÇÃO QUER INCLUIR 
CARATINGA NA RMVA

CARATINGA - Depois de uma tentativa de emancipação na década de 1990, os distritos de Cordeiro de Minas e São Cândido, que pertencem a Caratinga, retomam a mobilização para buscar novamente a emancipação político-administrativa. Recentemente, foi criada uma comissão composta por membros dos dois povoados com o objetivo de iniciar uma articulação para tentar reunir a população dos distritos e ainda do residencial Porto Seguro.

A meta é alcançar o mínimo de 10 mil habitantes para buscar a emancipação, como prevê o Projeto de Lei  416/2008, de autoria do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB/RR), aprovado na Câmara dos Deputados e que agora aguarda votação no Senado. De olho nessa movimentação, o morador de Caratinga e consultor em gestão empresarial, Joel Moreira, sugere a inclusão de Caratinga na Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA) como manobra para manter os distritos no município.

Para isso, Joel Moreira iniciou a circulação de uma petição na internet. Após ser eleito delegado na Conferência das Cidades 2013, o caratinguense resolveu lançar o abaixo-assinado intitulado “Caratinga: 5º município da RMVA”.

A mobilização tem como objetivo maior o fortalecimento de Caratinga e de sua vasta região rural, que corresponde a 90% dos 1.200 km² de área do município. “Cordeiro e São Cândido são “ovos de ouro” de Caratinga, pela riqueza natural e potência rural.

Defendo que os nossos políticos tenham consciência e perspectiva sobre a possibilidade de o município enriquecer. Caratinga precisa se resolver. Cordeiro e São Cândido querem se fundir e emancipar. Mas precisam perceber a visão macro da questão. Caratinga tem clima, solo e água boa. É um celeiro de produção”, argumentou.

O diretor-geral da Agência Metropolitana, Thales Rezende, por sua vez, explicou que, para um município se tornar parte do núcleo da RMVA, é necessária a aprovação de uma Lei Complementar pela Assembleia Legislativa, entre outras questões.

Joel Moreira afirmou que o abaixo-assinado será encaminhado a representantes regionais na esfera federal, estadual e municipal. Ele acredita que a inclusão de Caratinga na RMVA vai fortalecer o município e favorecer Cordeiro e São Cândido que estão próximos a Ipatinga, evitando a perda dos distritos. Joel cita a construção do complexo urbanístico Parques do Vale como fator de valorização dos dois distritos. “A obra é valiosa para Caratinga e tem a finalidade de dar a Ipatinga condições de se acomodar melhor. Defendo a inclusão de Caratinga como o quinto município da RMVA para que Ipatinga tenha o que precisa sem levar o que é nosso”, defendeu Joel Moreira.

Para ele, os dois distritos são fundamentais à economia caratinguense. “Com recursos que viriam de Cordeiro e São Cândido, a cidade teria meios de explorar melhor as áreas rurais e alcançar seu grande potencial econômico”, ressaltou Joel Moreira.

O link para a petição pode ser acessado na página caratinga-total.blogspot.com.br .
(Diário do Aço, 24/07/2013)



Nenhum comentário:

Postar um comentário